Projeto "Mãe Meninazinha de Oxum, Memória e Tradição, fazendo arte com Axé"


A partr dos cursos e oficinas de arte, a ação tem como objetivo central a preservação da memória das tradições religiosas e sociais, vivenciadas por uma das mais antigas comunidades-terreiro do Rio de Janeiro.

Herdeira de longa linhagem religiosa, que escreveu não só a história do candomblé no Brasil, mas também importantes páginas da história do próprio país, Mãe Meninazinha busca garantir o espaço para o estudo e a pesquisa, atuando firmemente no processo de formação e capacitação dos interessados em aprimorar ou conquistar um ofício.

Com as imprescindíveis parcerias da Petrobrás e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, serão oferecidos Cursos desde os Toques Sagrados que compõem a orquestra de atabaques, até os Sabores e Saberes da Culinária Afro-brasileira, passando pela Criação e Confecção de vestimentas e adereços de Orixás, além de Oficinas de artesanato característico de matrizes africanas.

No projeto, a tradição se alia às novas tecnologias para dar lugar ao registro da memória e à abertura de outras frentes de trabalho e geração de renda. O curso básico de informática, com vistas à criação de blog, possibilitará aos alunos a criação e manutenção de páginas virtuais que facilitarão o acesso ao território livre da Internet, incluindo as páginas de relacionamento pessoal.

A presença de Mãe Meninazinha, coroa o projeto com a narrativa de episódios vividos pelas matriarcas do Axé, fazendo o registro vivo da memória imaterial do candomblé no Rio de Janeiro, que viu nascer o samba carioca e consolidou o samba de roda como manifestação cultural genuinamente brasileira.